Muitas empresas da indústria farmacêutica estabeleceram uma estratégia conhecida como "Shots on Goal," na qual o objetivo é maximizar o número de moléculas nos pipelines de medicamentos para aumentar as probabilidades de, pelo menos algumas, conseguirem ter sucesso. Esta abordagem é concebida para responder ao conhecimento ainda limitado da biologia humana, mas na prática muitas vezes dá origem a custos mais elevados de desenvolvimento dos medicamentos e a fraca produtividade.
A estratégia da Amgen é, por outro lado, confiar nos nossos líderes científicos para “Escolher o Vencedor” identificando e acelerando os programas mais promissores. Para tal, damos prioridade aos programas com base em alvos terapêuticos que foram validados no ser humano, principalmente através de investigação genética que apresenta a influência clara de um alvo no risco de doença. Por exemplo, estudos genéticos revelaram a ligação entre o gene PCSK9 e a homeostase do colesterol, e investigação semelhante revelou o papel importante da esclerostina na regulação do desenvolvimento ósseo. A nossa subsidiária, “deCODE Genetics”, confere nova força à Amgen na genética populacional, posicionando-nos liderança na revolução em curso na descoberta de alvos nos genes humanos.
Embora esta estratégia não garanta que cada programa tenha sucesso, estamos confiantes que irá aumentar a taxa global de sucesso em ensaios clínicos, acelerar os prazos de desenvolvimento de medicamentos, reduzir custos e aumentar o retorno do nosso investimento em I&D.
Quando temos mais programas do que aqueles que podemos proporcionar aos doentes com os nossos próprios recursos, tentamos encontrar parceiros externos. Os acordos e contratos resultantes podem ser usados para apoiar programas chave no nosso pipeline, e estes vão ao encontro dos interesses dos doentes assegurando o desenvolvimento de mais potenciais medicamentos.
Somos igualmente ativos na procura de inovação externa que pode complementar as nossas capacidades e programas internos. Esta vontade de abraçar a inovação sempre que a encontramos é exemplificada pelas aquisições da “deCODE Genetics”, da Micromet, da KAI Pharmaceuticals e da Onyx Pharmaceuticals.